A pedra basilar do programa, a Terapia Sintónica, é formada por um conjunto de espaços terapêuticos, dos quais destacamos:
- Grupos de Encontro Não Invasivos
- Grupos Especiais
- Grupos de Sexualidade
- Pequenos Grupos
- Terapia Familiar
- Terapia de Casal
- Relaxamento Sintónico
O Programa de 6 meses é constituído por duas fases:
1ª Fase – Duração de 3 meses (no mínimo)
Tendo como objectivos o corte com o exterior e a integração na casa e no grupo. Nesta fase o residente começa a ter pequenas responsabilidades e sessões de família a partir dos 2 meses de programa. O projecto terapêutico é delineado no decorrer desta fase.
2ª Fase – Duração de 3 meses (no mínimo)
Na qual o residente exerce funções de maior responsabilidade (responsável de sector, coordenação, etc.), tem uma maior autonomia e é feito um aprofundamento do seu projecto terapêutico. No final do programa, os residentes poderão participar em Grupos de Reinserção, compostos por ex-residentes que concluíram o programa de 6 meses, ou escolher um acompanhamento individual com o seu terapeuta de referência, no sentido de existir uma resposta adaptada às suas necessidades individuais.
A Terapia Sintónica desenvolve mudanças a nível interno, sendo que a sintonia resulta de uma melhoria da comunicação entre as dimensões consciente e inconsciente da mente, pelo que promove um crescimento individual, promotor da saúde mental e emocional.
Neste Programa os residentes ficam internados na Casa de Entrada.