O Programa Terapêutico

O Programa Terapêutico “Lugar da Manhã”, foi fundado em 1992 e, desde então, visa o tratamento de utilizadores de drogas e álcool de ambos os sexos, através da Terapia Sintónica, num processo de crescimento e descoberta pessoal. Para estas pessoas, lidar com a vida afectiva e emocional é por vezes demasiado assustador.

A Terapia Sintónica é uma técnica psicoterapêutica, criada e concebida no nosso país. Foi criada pelo Dr. Carlos Fugas, e não é uma importação científica, é uma terapia com técnicas inovadoras, totalmente criada e desenvolvida em Portugal. A Terapia Sintónica desenvolve mudanças a nível interno, sendo que a sintonia resulta de uma melhoria da comunicação entre as dimensões consciente e inconsciente da mente, pelo que promove um crescimento individual, promotor da saúde mental e emocional.

O Programa Terapêutico “Lugar da Manhã” com uma experiência consolidada é, neste momento, responsável pela Recuperação e Reinserção Social de muitos utilizadores de drogas. Desde o início do Programa até aos dias de hoje a margem de sucesso, relativamente às pessoas que conquistaram a sua Alta Clínica, é da ordem dos 80%.

Este programa encontra-se enquadrado numa IPSS (Instituição Privada de Solidariedade Social), a APACCF, pelo que não possuímos qualquer fim lucrativo. Pelo contrário temos tentado investir na qualidade e na formação dos nossos técnicos, o que, pensamos, tem contribuído sobejamente para os resultados que temos vindo a obter e a melhorar a cada ano de existência.

Instalações

O programa “Lugar da Manhã” é constituído por três unidades distintas e complementares: a Casa de Entrada, a Comunidade Terapêutica e a Casa de Saída, em que as duas primeiras possuem acordos com o Ministério da Saúde e a Casa de Saída com a Segurança Social.

Deixamos aqui algumas imagens ilustrativas. Veja mais fotos aqui.

O nosso modelo

O nosso modelo multi-modal e integrado dá respostas aos diversos contextos do mundo moderno. A análise detalhada da origem dos nossos utentes, a decisão conjunta com eles, as respostas adaptadas à realidade das empresas/instituições que nos enviam pessoas para tratamento, representa um esforço integrado de um trabalho em rede, que está presente no início, no durante e no fim do tratamento. A palavra integrar surge aqui como uma estratégia essencial no tratamento do utente, integrar é pois adaptar o tratamento às necessidades do indivíduo.

O nosso modelo tem a sua génese de funcionamento e eficácia na Terapia Sintónica, que dá respostas aos diversos contextos do mundo moderno. A pedra basilar do programa, a Terapia Sintónica permite realizar um conjunto de espaços terapêuticos baseados nesta técnica, dos quais destacamos os Grupos de Encontro Não Invasivos, Grupos Especiais, Grupos de Sexualidade, Pequenos Grupos, Terapia Familiar, Terapia de Casal e Seminários, executados por um corpo clínico altamente especializado, onde a realização/participação nos espaços terapêuticos, representa um aspecto fundamental no tratamento do utente. A Terapia Sintónica aposta na estimulação do pensamento simbólico e na capacidade do paciente em entrar em contato com o seu mundo interno de modo a favorecer uma reorganização a partir das emoções e sua reconstrução.

Com este trabalho conjunto iremos responder a um maior número de utilizadores de drogas e suas famílias, e poderemos todos usufruir dos serviços prestados pelo nosso Programa.

A equipa do Lugar da Manhã é composta por profissionais altamente especializados na área da Saúde Mental:

  • Psicólogos
  • Psiquiatra
  • Director de Psicodrama Psicanalítico de Grupo
  • Terapeutas Familiares
  • Técnico de Reabilitação e Reinserção Social
  • Terapeutas com formação em PBSP e EMDR